Oi gente,
Tudo certinho?
Mais BNCC? Não acabou isso ainda, Mônica?
Quem me acompanha pelo Instagram já está acostumado com a quantidade de stories sobre o assunto. E hoje foi banho de BNCC o dia todo.
Mas estamos só começando, não é para cansar ainda não!
No post anterior eu expliquei sobre as 10 competências gerais da BNCC. Mas, afinal, onde inserir estas tais competências?
Vamos voltar um pouquinho no tema para ver se facilita a explicação!
O que é a BNCC?
É um documento técnico que foi construído fundamentado em outros documentos curriculares já existentes, como por exemplo os PCN's (Parâmetros Curriculares Nacionais). Este documento não veio para invalidar o currículo escolar existente ou cancelar outros documentos pedagógicos. A Base Nacional veio organizar e complementar o que já existia, expandindo a educação do aluno para além dos conteúdos curriculares, trabalhando também a parte sócio-político e emocional do ser humano, transformando o ensino escolar em uma educação integral!
Por que aprender sobre esta tal BNCC?
Porque diferente dos PCN's, que eram indicativos curriculares e não obrigatórios, a BNCC é prevista com obrigatoriedade na lei.
Desde 2019 as escolas de Ed. Infantil e Ensino Fundamental precisam estar alinhadas à Base Nacional Comum Curricular.
O Ensino Médio deverá se alinhar até 2020. Então se você ainda não está por dentro do que diz a BNCC dá tempo de correr atrás e colocar os estudos em dia para começar confiante o próximo ano letivo!
O que tem de diferente entre a BNCC e os PCN's?
Além das áreas de estudo, a BNCC traz aprendizagens essenciais que os alunos têm direito de vivenciar, de acordo com a Constituição e a LDB, ao longo de sua passagem na Educação Básica, dentro de princípios éticos, estéticos e políticos, visando a formação humana integralmente em todas as suas dimensões. Desta forma a lei pretende auxiliar na construção de uma sociedade democrática, inclusiva e justa.
A BNCC é um projeto que visa o pleno desenvolvimento do estudante e seu crescimento como cidadão e sua qualificação para o trabalho.
Lembrando: BNCC não é currículo.
O currículo escolar deve ser construído como sempre foi, mas agora de uma forma que insira as competências e habilidades previstas na BNCC em todas as áreas de conhecimento e em todos os componentes curriculares (antes conhecidos como 'disciplinas'), e além disto, deve contemplar também metodologias e abordagens pedagógicas específicas de cada escola, contextualizando as aprendizagens de acordo com a realidade e cultura local.
O que são as 10 Competências Gerais da BNCC?
Apresentarei, no futuro, as competências específicas de cada etapa e de cada área trabalhada... Porém, as 10 competências gerais são as que acompanharão os alunos em TODAS AS ETAPAS E TODAS AS ÁREAS DE CONHECIMENTO, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio.
Ao longo de toda a Educação Básica, ano a ano, os educadores trabalharão e promoverão o desenvolvimento dessas competências gerais, promovendo aprendizados sociais, políticos e emocionais em seus alunos.
Agora, eu acho que deu para entender o que são as 10 Competências Gerais, certo?
Contem-me se ficou alguma dúvida.
Beijos, M.
🔑 Espero que tenha gostado do conteúdo.
Para escrever este texto consultei diversas fontes: Google, Wikipedia, Porvir, Revista Educação, Educa Brasil, MEC e Instituto Inspirare. A chave do sucesso é consultar outras fontes você também!