Oi gente!
Eu sei, vocês acharam que já tinha acabado essa história de BNCC né?
Na verdade a gente só finalizou o assunto sobre a etapa da Educação Infantil, faltando ainda as outras etapas da Educação Básica para conversarmos sobre as mudanças e benefícios da adequação à Base Nacional do currículo das escolas de todo o país.
Conversamos bastante sobre a BNCC na Educação Infantil, além de toda a introdução sobre o assunto, e quem não viu as postagens ainda pode consultar nesses links abaixo:
Além dos workshops com imersão no assunto, também fiz um curso no MEC, (link aqui - mas corre que só tem mais 50 dias para se matricular) que valeu muito a pena para compreender todos os pormenores da Base.
Aliás, o curso é maravilhoso, indico de olhos fechados e trouxe até alguns vídeos como parte uma reflexão sobre a importância desta adequação e como está sendo promovida esta mudança. Deixarei as mídias no final do texto para quem quiser assistir.
Mas o que me trouxe aqui hoje para finalizar este assunto "BNCC na Educação Infantil" é o momento de transição do aluno, que sai de uma etapa e ingressa em outra muito diferente! Como fazer para que essa troca de professor, de estratégia, e muitas vezes até de escola não se caracterize como uma ruptura traumática do ambiente escolar?
Ao final da Educação Infantil os alunos devem desenvolver os objetivos propostos por esta fase, não como forma de promovê-los ao Ensino Fundamental (o típico "passar de ano") mas porque essas aprendizagens são direitos do aluno, e esse direito deve ser cumprido.
Porém a fase de transição nem sempre é fácil diante de tantas mudanças entre uma etapa e outra.
É importante que existam estratégias de acolhimento na transição da Educação Infantil para o o Ensino Fundamental, utilizando o lúdico e valorizando os conhecimentos das crianças, mais por suas conquistas do que pelo conteúdo, para que a mudança de etapas não cause nada além de boas emoções.
Entre as estratégias para o entrosamento dos novos alunos e uma boa transição de etapas pode-se utilizar de atividades para o reconhecimento da nova escola, se for o caso. com o intuito de se familiarizarem com o novo espaço.
Explicações sobre a nova rotina, apresentação aos colegas e funcionários da escola também são importantes, além do acompanhamento por parte dos professores dos resultados dessas atitudes.
Tudo isso facilitará na hora da progressão de aprendizagens, pois em um ambiente onde o aluno se sente confortável e seguro o estudo é mais eficiente, de modo que a criança compreende que o processo de aprendizagem é contínuo, sem rupturas bruscas entre as etapas.
Para engrandecer a nossa conversa colocarei aqui alguns links sobre este assunto, alguns são anteriores ao advento da BNCC, porém bastante ricos em informação:
E você, professor do 1° ano, já pensou em quais estratégias utilizar para a transição dos seus novos alunos?
Beijos, M.
(E aproveite os vídeos abaixo!)
Programa Diretrizes em Ação - Concepções e práticas do Instituto Avisa Lá no Vimeo. (9:46'')
Programa Diretrizes em Ação - Brincar e Cuidar - Muitas interações do Instituto Avisa Lá no Vimeo. (14:24")
🔑 Espero que tenha gostado do conteúdo.
Para escrever este texto consultei diversas fontes: Google, Wikipedia, Portal Nova Escola, Portal Mec, Portal do Planalto, Instituto Avisa Lá, Movimento pela Base e Biblioteca de apoio à implementação. A chave do sucesso é consultar outras fontes você também!