(Sim, voltamos ao assunto! Vocês não pensaram que aquelas 600 páginas de documento se resumiriam a duas postagens, não é mesmo? Então vamos pegar o gancho e recomeçar... )
Oi gente, tudo bem?
Já conversamos sobre o que é a BNCC e a suas 10 competências a serem desenvolvidas durante toda a Educação Básica, porque é desta forma que a educação trabalhará a partir de agora: Desenvolvendo competências!
O conceito de competência na educação é aquilo que o aluno deverá "saber e saber fazer". E para tanto ele precisará integrar conhecimentos, habilidades, valores e atitudes.
Essas habilidades são diferentes para cada etapa da educação, afinal não faria sentindo esperar que uma criança de três anos na creche tenha habilidades em resolver problemas usando técnicas de álgebra, enquanto o aluno do ensino médio é ensinado apenas a compartilhar os brinquedos com os colegas!
Então a BNCC está divida em etapas:
Educação Infantil
Sendo esta dividida em bebês (0 até 1 ano e 7 meses)
crianças muito pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)
crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses)
Como já sabemos, porque estudamos a LDB, os bebês e as crianças muito pequenas fazem parte da creche e as crianças pequenas fazem parte da pré-escola.
Além de promover na Educação Infantil todas as 10 competências gerais, essa etapa também possui seus fundamentos pedagógicos (são 4 e trabalharemos num próximo post) específicos, seus direitos de aprendizagem e desenvolvimento (são 6). E ainda trabalha com campos de experiências (são 5) diferenciados a fim de potencializar suas habilidades especificas, requeridas para cada fase.
Ensino Fundamental
No Ensino Fundamental a divisão já não é feita por campos de experiência e sim por áreas de conhecimento (São 5 e trabalharemos em um próximo post) e dentro delas os seus componentes curriculares (que a gente conhecia antigamente por disciplinas). Em cada componente curricular há habilidades específicas a serem trabalhadas.
Competências Gerais => Áreas de Conhecimento => Componente Curricular => Competências específicas de cada Componente Curricular
Ensino Médio
No Ensino Médio a divisão também segue por áreas de conhecimento (São 4 e trabalharemos em um próximo post) sendo que além dos componentes curriculares obrigatórios ainda existem os itinerários formativos, que são grupos de componentes oferecidos pela escola onde o aluno poderá escolher qual adicionar em seu currículo, tornando assim a grade curricular flexível ao interesse de cada aluno, que será o protagonista dentro de sua educação.
Ainda assim, dentro de cada componente obrigatório e de cada itinerário formativo há as habilidades especificas para serem trabalhadas.
Então se você pensou que a BNCC é aquele tipo de presente que chega em uma linda caixa, que ao abrir tem outra caixa dentro, e então mais outra, e mais outra... Sim, você está certo! rs
E assim também funciona para o alunos, a progressão de atividades e aprendizagens deve ser cada vez mais complexa, inclusive com um cuidado especial na transição entre as etapas!
Você pode encontrar a descrição de cada habilidade dentro de cada etapa aqui no documento de apresentação. Juro que não é complicado depois que você pega o jeito da coisa!
O maior desafio dos educadores ao trabalhar com a BNCC é atingir o parâmetro de igualdade educacional promovendo a equidade entre os alunos e reconhecendo suas diferentes necessidades. para isso é preciso utilizar estratégias e didáticas diversas a fim de garantir o mesmo conteúdo a todos.
Agora, pra quem leu até aqui, vou só explicar uma questão prática...
É comum a gente encontrar as siglas da BNCC nos documentos, nos textos sobre o assunto e futuramente em todos os planos de aula. Inclusive nós professores já começamos (ou deveríamos) utilizar as siglas no momento de montar o plano!
Então, se você é aluno de pedagogia ou já é professor mas ainda está perdido nesse monte de sigla, vou deixar aqui um esquema rápido, para tentar elucidar, e depois trabalharemos cada etapa na postagem específica! Combinado?
Espero ter ajudado um pouquinho.
Beijos, M.
🔑 Espero que tenha gostado do conteúdo.
Para escrever este texto consultei diversas fontes: Google, Wikipedia, Porvir, Revista Educação, Educa Brasil, MEC e Instituto Inspirare. A chave do sucesso é consultar outras fontes você também!