Oi gente,
Tudo bem?
Como eu quero, a cada mês, passar informações sobre algum teórico importante para a Pedagogia, achei mais interessante fazer primeiramente uma introdução nas tendências pedagógicas antes de entrar realmente no conteúdo das personalidades que se destacaram nessas tendências.
Como explicar Skinner sem uma introdução sobre a tendência tecnicista? Como falar de Piaget sem explicar a tendência progressivista?
Tudo bem?
Como eu quero, a cada mês, passar informações sobre algum teórico importante para a Pedagogia, achei mais interessante fazer primeiramente uma introdução nas tendências pedagógicas antes de entrar realmente no conteúdo das personalidades que se destacaram nessas tendências.
Como explicar Skinner sem uma introdução sobre a tendência tecnicista? Como falar de Piaget sem explicar a tendência progressivista?
Assim eu consigo chegar na história de cada teórico partindo de algum contexto e já ajudo os estudantes de Pedagogia com os conteúdos que certamente cairão em alguma avaliação.
Sendo assim, vamos falar sobre tendências pedagógicas.
(E senta que lá vem a história!)
(E senta que lá vem a história!)
A definição de tendência no dicionário é "aquilo que leva alguém a seguir um determinado caminho", tender a algo é uma predisposição natural a agir de certa forma, seguindo algum grupo ou apenas tendo uma inclinação pessoal a um caminho ou uma ação.
Então uma tendência pedagógica é seguir um determinado caminho, é um comportamento adotado por um grupo, dentro da área pedagógica.
Aqui no Brasil, da chegada dos europeus até hoje, tivemos várias tendências pedagógicas em nossa educação. E dentro de cada tendência tivemos teorias sobre a aprendizagem.
Claro que cada país seguiu suas tendências pedagógicas e nem todos seguiram tendências iguais, mas agora vamos estudar as tendências brasileiras que são as que importam para o estudo da educação brasileira, mesmo que muitas vezes tenhamos sidos influenciados por tendências, autores e filosofias internacionais.
Tem dois escritores que se empenharam bastante em estudar as tendências pedagógicas e se alguém passou pela faculdade de Pedagogia com certeza ouviu falar deles:
Dermeval Saviani, com o seu incrível livro A HISTÓRIA DAS IDEIAS PEDAGÓGICAS NO BRASIL, e José Carlos Libâneo, com os livros DIDÁTICA e DEMOCRATIZAÇÃO DA ESCOLA PÚBLICA, que foi o autor que organizou os períodos e as nomenclaturas dessas tendências, durante seus anos de estudo no assunto.
Dermeval Saviani, com o seu incrível livro A HISTÓRIA DAS IDEIAS PEDAGÓGICAS NO BRASIL, e José Carlos Libâneo, com os livros DIDÁTICA e DEMOCRATIZAÇÃO DA ESCOLA PÚBLICA, que foi o autor que organizou os períodos e as nomenclaturas dessas tendências, durante seus anos de estudo no assunto.
É a partir desses livros que escrevo este texto. Livros que todos os professores, pedagogos e profissionais da educação devem ler e ter em sua estante para admirar de vez em quando!
Para quem deseja prestar concurso saiba que o conteúdo destes livros cai em 9 de cada 10 provas.
Vamos agora entrar diretamente no assunto...
São duas vertentes, dois grupos, que englobam as tendências brasileiras: TENDÊNCIAS LIBERAIS E TENDÊNCIAS PROGRESSISTAS
Vou explicar um pouco sobre esses dois grandes grupos, e depois nos aprofundamos em cada um deles. Ok?
Tendências Liberais
Temos inicialmente o pensamento que "liberal" vem de liberdade, e assim uma tendência liberal seria então uma ideia de liberdade na educação, certo?
NÃO. A tendência liberal não vem de "liberdade", ela é derivada do LIBERALISMO, a vertente econômica.
NÃO. A tendência liberal não vem de "liberdade", ela é derivada do LIBERALISMO, a vertente econômica.
Repitam, escrevam e grifem isto com marca texto, porque causa confusão pra muita gente.
A partir do momento que compreendemos que as tendências liberais vêem do liberalismo econômico, metade da compreensão está resolvida.
Fazer um link de liberalismo econômico, com capitalismo e com burguesia, mostra um panorama de quais são as preocupações desta tendência: A educação a serviço da sociedade, a serviço de uma classe dominante, a serviço do capital e da propriedade privada.
A educação atende os interesses do LIBERALISMO e visa adequar o indivíduo a esta sociedade liberal, daí o nome TENDÊNCIA LIBERAL.
A educação atende os interesses do LIBERALISMO e visa adequar o indivíduo a esta sociedade liberal, daí o nome TENDÊNCIA LIBERAL.
Tendências Progressistas
As tendências progressistas são contrárias às liberais.
Elas não pretendem adequar os indivíduos à sociedade em que vivem, elas visam que o indivíduo busque aprender sobre a sua realidade e seu contexto social para que ele possa transformar a sociedade. Para que o indivíduo possa PROGREDIR EM SUA VIDA de uma maneira reflexiva e crítica.
Elas não pretendem adequar os indivíduos à sociedade em que vivem, elas visam que o indivíduo busque aprender sobre a sua realidade e seu contexto social para que ele possa transformar a sociedade. Para que o indivíduo possa PROGREDIR EM SUA VIDA de uma maneira reflexiva e crítica.
Agora que aprendemos os dois grandes grupos, vamos elencar quais tendências estão contidas nesses grupos...
Dentro das TENDÊNCIAS LIBERAIS temos:
- Tendência Liberal Tradicional
- Tendência Liberal Renovada Progressivista (também encontrada como Diretiva ou Progressiva)
- Tendência Liberal Renovada Não Diretiva
- Tendência Liberal Tecnicista
Dentro das TENDÊNCIAS PROGRESSISTAS temos:
- Tendência Progressista Libertadora
- Tendência Progressista Libertária
- Tendência Progressista Crítico Social dos Conteúdos (também encontrada como Histórico Crítica)
Vamos iniciar o estudo pelas tendências liberais - que foram influenciadas pelo liberalismo econômico, e a primeira tendência que vamos estudar é a Tradicional.
(Vou grifar umas palavras chaves das tendências para ficar mais fácil de identificar quando surgir alguma questão nos concursos)
Tendência Liberal Tradicional
Ou simplesmente Pedagogia Tradicional, é assim que chamamos a primeira tendência pedagógica que se instaurou no Brasil. Ela chegou com os jesuítas, e consistia em transmitir conhecimentos aos alunos, conhecimentos estes que todos na sociedade deveriam ter, e apenas o professor seria capaz de passar. As aulas então se resumiam a um professor falando o conteúdo a ser aprendido e os alunos (que nada sabiam até então) ouvindo este conhecimento.
Este tipo de educação foi a difundida por anos, inclusive muitas pessoas que hoje são professores foram ensinados dentro deste método. Também foi apelidada de "Educação Bancária" pois é uma realidade educacional onde o aluno apenas recebe, ele é depositário de conhecimento, sem refletir sobre o que está aprendendo.
Nesta tendência pedagógica, o centro da educação é o professor e não o aluno. O professor é o detentor de todos os saberes e cabe ao aluno apenas memorizar o que o professor tem a dizer.
E o conteúdo a ser ensinado é aquilo que vai adequar o aluno à sociedade, não exatamente o que ele precisa aprender para a sua vida. Por isso que era muito frequente o conteúdo obsoleto continuar a ser repassado a todos simplesmente porque foi o que todo mundo sempre aprendeu, sem se questionar se ainda era um conhecimento útil para a vida do aluno. Por isso as pessoas seguiam aprendendo latim, por exemplo, mesmo sem utilizar, enquanto outros conteúdos ainda não eram imaginados na escola. Deu pra entender?
Essa relação vertical do professor ao topo e os alunos abaixo, e a falta da criticidade dos conteúdos transmitidos são características da Pedagogia Tradicional. Sendo os professores autoritários, donos da verdade e sem que os alunos, simples receptores passivos, sequer pudessem questionar os conteúdos. Essa tendência se arrastou por muito tempo na educação.
Mas esse nem foi o maior erro da Tendência Liberal Tradicional. O problema é que ao considerar uma educação vertical com o professor no topo e todos os alunos abaixo, igualamos todos os alunos, e consideramos que todos os alunos são capazes de aprender da mesma forma, ou no caso, memorizar de forma igual o que o professor tem a dizer, sem que seja utilizado nenhum outro método para que o aprendizado realmente aconteça.
Porém, o que já sabemos nesta vida? PESSOAS SÃO DIFERENTES.
Cada sala possui alunos com tempos de aprendizagem diferentes, que compreendem de uma forma diferente, portanto os bons alunos da pedagogia tradicional eram aqueles que tinham uma boa memória, e o restante do alunado ficava de fora do processo de aprendizagem. Portanto a homogeneização da educação não funcionou. Embora muitas escolas, ainda hoje, utilizam este método dentro de suas práticas pedagógicas.
Tendência Liberal Renovada
Foi então que lá no final do século XIX, um grupo de teóricos, filósofos e pensadores da área começaram a questionar o tipo de educação que os alunos recebiam. E quando chegamos a 1920 esta nova tendência tomou forma por aqui e começou a ser difundida em nossas escolas.
Sim, praticamente de 1500 a 1920 fomos exclusivamente tradicionais na questão educativa, por isso até hoje carregamos hábitos deste tempo, como as aulas expositivas e o professor no centro da sala como autoridade.
Nesses primeiros anos do século XX começou um movimento de renovação na educação, por isso a tendência se chama Tendência Liberal (ainda nos moldes do Liberalismo) Renovada (uma nova visão de educação) que foi dividida em Progressivista (necessidade do individuo se adaptar ao meio, porém de forma progressiva, aos poucos sendo auxiliada pelo professor) e Não Diretiva (necessidade do individuo se adaptar ao meio, porém de forma construída por ele mesmo a partir de seus valores e convívio social).
Também pode-se encontrar um termo muito utilizado quando falamos de Tendência Liberal Renovada, a ESCOLA NOVA.
Com certeza vocês já ouviram falar da Escola Nova, aqui no Brasil foi um movimento que se inspirou também em diversos pensadores internacionais, e foi concretizado com o Manifesto dos Pioneiros de 1932, assinado por Anísio Teixeira, Lourenço Filho, Fernando de Azevedo e até Cecília Meireles, entre outros.
Agora vamos lá falar de suas subdivisões....
Tendência Liberal Renovada Progressivista
Vocês também podem encontrar outras nomenclaturas para essa tendência como Tendência Liberal Renovada Progressiva, ou Tendência Liberal Renovada Diretiva, ou Pedagogia Renovada ou Pragmatista.
A Tendência Liberal Renovada Progressivista focava no que o aluno precisava aprender para participar da sociedade mas dentro de suas necessidades, não exatamente porque sempre aprenderam aquilo, mas porque aquilo era útil para ele viver socialmente. E este aprendizado poderia acontecer aos poucos, pois cada aluno tinha o seu próprio processo de aprender. Inclusive ele deveria aprender a aprender, e assim poderia aprender sozinho! Percebeu como esta tendência veio para rebater as questões problemáticas da Pedagogia Tradicional que era usada anteriormente?
Propondo esta autoaprendizagem, o professor não é mais detentor do conhecimento, ele é um auxiliar da aprendizagem, mesmo que ainda esteja diretamente ligado ao aluno. O professor elabora situações, problemáticas e experimentais para que o aluno aprenda fazendo, e assim construa seu conhecimento.
Aqui entram teóricos famosos na área pedagógica, que estudaram meios para que essa aprendizagem acontecesse, como Dewey, Montessori, Decroly e o nosso querido Piaget.
Tendência Liberal Renovada Não Diretiva
A Pedagogia Não Diretiva, ainda sendo Liberal e Renovada se distingue pelo contato do professor com o aluno. Esse termo "não diretivo" que a diferencia refere-se ao contato entre eles e também ao direcionamento do conteúdo, que agora vai além do componente curricular.
O professor se afasta do aluno no auxilio da construção do conhecimento, pois é um ato interno, ele (o professor) é apenas um facilitador que deve ter um bom relacionamento (amigável) com o aluno, deixando o aluno trabalhar sozinho. Entretanto se preocupa com outras questões, como os sentimentos dos alunos e suas emoções dentro e fora de sala de aula. Nesta tendência o psicológico, a formação dos valores sociais e das atitudes dos alunos são tão importante para a sociedade quanto os conteúdos aprendidos.
O professor se afasta do aluno no auxilio da construção do conhecimento, pois é um ato interno, ele (o professor) é apenas um facilitador que deve ter um bom relacionamento (amigável) com o aluno, deixando o aluno trabalhar sozinho. Entretanto se preocupa com outras questões, como os sentimentos dos alunos e suas emoções dentro e fora de sala de aula. Nesta tendência o psicológico, a formação dos valores sociais e das atitudes dos alunos são tão importante para a sociedade quanto os conteúdos aprendidos.
E os principais teóricos que estudaram formas de aprendizagem dentro desta tendência foram o Alexander Neil e o Carl Rogers.
Tendência Liberal Tecnicista
Esta tendência é a campeã de questões em concursos, chamada também de Pedagogia Tecnicista, ela foi incutida em nosso país na época da Ditadura Militar. Por que?
Bom, o país passava por muitas mudanças sociais, estávamos no nosso terceiro ciclo da Revolução Industrial, com forte investimento em petróleo e siderurgia e a sociedade estava mais preocupada em ter mão de obra para o trabalho do que em ter alunos críticos e pensantes sobre o processo de educação. O país precisava de um aluno com habilidades técnicas, que pudesse se formar e ter um lugar o mercado de trabalho, atuando na sociedade econômica, capitalista e industrial da época.
Foi então que esse formato de educação, sem diálogo e sem crítica voltou às escolas, agora mais focado em habilidades técnicas e manuais.
O aluno segue passo a passo do que lhe é ensinado, e o professor é o administrador desse processo, treinando o aluno para ser uma mão de obra eficiente.
Uma das teorias de aprendizagem que se influenciaram a Tendência Liberal Tecnicista é o Behaviorismo do Skinner. Claro que estudante de Pedagogia conhece o nosso famoso B. F. Skinner, ele que teorizou que a aprendizagem pode ser feita de forma mecânica e repetitiva, tal qual o ensino tecnicista.
Obviamente não devemos confundir o ensino tecnicista desta tendência, com o ensino técnico que temos hoje em dia. Hoje o ensino técnico pode ser uma escolha do aluno, que em busca de aprender uma mão de obra se lança em curso preparatório, porém é ensinado de forma contextualizada e crítica, e não apenas mecânica e repetitiva como acontecia antigamente.
Para não ficar muito longo vou deixar finalizado aqui a parte das Tendências Liberais e a gente conversa sobre as Tendências Progressistas no próximo post, combinado?
Beijos, M.
Para acompanhar todos os textos sobre o assunto...
Introdução às tendências pedagógicas brasileiras - Parte I
Introdução às tendências pedagógicas brasileiras - Parte II
Bibliografia
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. Campinas; SP.Ed. Papirus, 1990.
SAVIANI, Dermeval. História das ideias pedagógicas no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2007.
🔑 Espero que tenha gostado do conteúdo.
Para escrever este texto consultei diversas fontes: Google, Wikipedia e Skoob livros em PDF. A chave do sucesso é consultar outras fontes você também!