Metodologia de Pesquisa? Temos!



Metodologia de Pesquisa? Trabalho Científico? TCC?
O que é isso?

Oi gente sabida, tudo bem?

Queria começar a deixar umas discussões cientificas por aqui, mas lembrei que não conversamos sobre o que é trabalho científico antes de apresentar um. Porque eu assumi que todo mundo sabia do que se tratava, mas possivelmente os alunos do primeiro e do segundo semestre, se estiverem na primeira graduação, ainda estão por fora do assunto.
Então vamos lá desde o começo. Porque assumir que um aluno sabe alguma coisa sem diagnosticar o conhecimento prévio é uma falha na nossa postura docente que precisamos corrigir!

O que é artigo científico?
O artigo científico é apenas um formato de apresentar uma pesquisa científica, e também existem outros formatos como teses e monografias. 

Na hora de preparar o seu trabalho de conclusão de curso (o famoso TCC) a instituição definirá qual formato de trabalho deverá ser apresentado, se um artigo, uma monografia ou uma tese (embora esta seja mais comum em mestrados e doutorados).

Um artigo científico é um trabalho acadêmico sucinto, entre 20 e 30 páginas, que apresenta resultados de uma pesquisa realizada por um método científico. O texto deve ser aceito e validado pelo grupo de pesquisadores onde quem o escreveu está inserido, e deve ser relevante socialmente.

Então para um artigo científico ser válido ele precisa ser examinado por outros cientistas (no seu caso serão os seus professores que examinarão a sua pesquisa) que verificarão as informações contidas nele, analisarão os métodos, e aceitarão as conclusões ou resultados obtidos.

Seja artigo ou monografia, o trabalho é desenvolvido geralmente sob a assistência de um orientador dentro de uma comissão acadêmica e validado por essa comissão. Portanto não se trata apenas de escrever uma opinião que lhe vier à cabeça, é preciso ter embasamento teórico sobre o que se escreve, para que essa comissão aceite o seu trabalho.

Independente do formato solicitado é muito importante compreender para que serve um trabalho de pesquisa, qual o mérito do trabalho investigativo e quais os passos para a execução de um trabalho de qualidade.
Normalmente se você passou pela faculdade já sabe de tudo isso, mas se começou a cursar agora provavelmente este conteúdo fará parte da sua vida acadêmica em breve.

Do que se trata então a "metodologia científica de pesquisa"?
Para construir conhecimento é necessário um método, ou seja, é preciso traçar um caminho para fazer o estudo. Definir o que se quer saber, buscar respostas, analisar essas respostas obtidas, generalizar (ou não) os resultados e então repetir o experimento para revalidá - lo ou refutá - lo.

Sem a pesquisa científica todo o conhecimento seria apenas senso comum.
O senso comum não deixa de ser um tipo de saber, porém é preciso que seja verificado para que possa ser classificado como verdadeiro. Sem uma verificação de conhecimentos do senso comum não sabemos se aquele conhecimento é útil ou apenas um mito.

O senso comum é o conhecimento popular, ele existe em todas as sociedades, é empírico - isso quer dizer que é baseado em nossas experiências - e pode ser comprovado (ou não) por pesquisa científica. 

Um exemplo de senso comum: Chá de boldo é bom para a digestão!

Para comprovar se esse conhecimento do senso comum é verídico, para saber se o chá de boldo é realmente bom para digestão ou se as pessoas estão apenas bebendo uma infusão amarga à toa, ele é observado, experimentado, passado por um método de pesquisa rigoroso e objetivo, utilizando de teste e instrumentos, para que finalmente possam comprovar sua eficácia ou não para a digestão. E então finalmente comunicar esses resultados para que a população saiba se o chá de boldo causa bem estar.

Sem o conhecimento cientifico para comprovar qualquer coisa pode ser apenas um boato, que passou de geração em geração.
Manga não pode misturar com leite?
Fiapo de roupa na testa do bebê faz o soluço passar?
Para saber se é verdade ou mito é preciso testar, investigar cientificamente.

Além do conhecimento de senso comum e do conhecimento científico existem também os conhecimentos filosóficos e religiosos. Diferente do senso comum, e do conhecimento científico, o conhecimento filosófico e o conhecimento religioso entram no grupo dos saberes que não podem ser verificados. Não há como comprovar o que apresentam.
Eles não possuem menos valor por isto. Inclusive, para boa parte da população eles são os de maior valor, pois são julgados como exatos e infalíveis, mesmo sem nenhuma comprovação da ciência.

Mas na vida acadêmica trabalhamos especificamente com o conhecimento científico. 
É assim que surgem teorias de aprendizagem, métodos de ensino, e novas tendências pedagógicas.

O método científico consiste em alguns passos básicos:
Observar e definir o que se quer pesquisar;
Escolher um questionamento sobre o que se quer pesquisar;
Elaborar objetivos que se deseja executar a partir da questão escolhida;
Formular hipóteses que respondam o questionamento;
Verificar as hipóteses através de pesquisa, testes, entre outros;
Tirar suas conclusões sobre o que se descobriu;
Documentar e comunicar a todos a sua descoberta;
Continuar pesquisando se necessário.





Então, após receber a tarefa de fazer o seu trabalho de conclusão de curso, e saber qual formato deve ser apresentado (artigo, tese ou monografia), o primeiro passo para iniciar a pesquisa científica é observar e definir o que se quer pesquisar, isto é, definir o tema central da sua pesquisa.

É educação infantil?
É educação de jovens e adultos?
É inclusão escolar?
Qual o seu tema principal?
(Já faça um esboço sobre o motivo de escolher este tema, pois este texto será útil no decorrer do trabalho. Então escreva o porquê do seu interesse e quem esta pesquisa pode beneficiar)

Claro que um tema como, por exemplo, "Educação Infantil" é algo muito amplo.
Existe Educação Infantil na maioria dos países do mundo, desde os séculos passados.
Se você escolher estudar tudo sobre Educação Infantil a pesquisa provavelmente ficará muito extensa, inviável de estudar e redigir com qualidade. 
É por isso que o tema precisa ser delimitado.

Delimitar o tema consiste em escolher qual parte dentro deste tema você deseja focar suas pesquisas.
Por exemplo, dentro de educação infantil, você poderia escolher:

"A Educação Pública Infantil no Brasil do século XXI" ou,
 "A Educação Infantil sob o olhar de Maria Montessori" ou,
 "Os primórdios da Educação Infantil na Europa e sua influência no Brasil".

Logo, você pode escolher um período, um teórico, uma vertente, ou qualquer outra delimitação que especifique qual direção a sua pesquisa vai seguir.
Deu para entender?

Após escolher o tema e delimitá-lo, é preciso definir o que você quer descobrir sobre ele.
Toda a pesquisa parte de uma pergunta a ser respondida, portanto, qual pergunta você pretende responder com o seu trabalho de pesquisa científica? Qual o problema que sua pesquisa pretende resolver?

Dentre os exemplos sugeridos acima poderíamos usar várias questões, vários problemas:

Quais dificuldades são enfrentadas pelas escolas infantis que atualmente seguem a teoria Montessoriana?

Quais tendências pedagógicas internacionais influenciaram na Educação Infantil brasileira do século XX ?

Como você vai definir qual o problema a ser resolvido pela sua pesquisa?
Pesquisando e lendo muito sobre o tema que você escolheu!

Separe a bibliografia sobre o tema, consulte autores renomados que já escreveram sobre isso, e leia artigos científicos sobre o assunto.
Claro que isso você deve fazer durante toda a pesquisa, porém logo no início é muito importante para que você já inicie o trabalho com qualidade.

Cuidado com publicações de opiniões pessoais sem embasamento, fake news, etc...
Sempre pesquise em fontes acadêmicas e confiáveis.
A partir da escolha do seu problema você já pode definir o tipo de pesquisa e começar a traçar seus objetivos.
Mas isso é papo para outro post, que esse já ficou longo demais!

Se o momento de confeccionar o seu TCC - seja artigo científico ou monografia - já está chegando, aproveite para começar a ler sobre o seu tema.
Logo mais eu volto.

Beijos, M.