Os 25 mandamentos do professor profissional



Oi gente,
Que tal a gente encerrar esse assunto postura profissional com chave de ouro?

Já falamos sobre como a aparência, a atitude, e a postura são muito importantes para um professor, e não apenas o seu conhecimento.
Claro que esta ideia é uma opinião pessoal, e alguém pode até pensar que é besteira "Ah, se eu tiver muito conteúdo para passar, pouco importa a roupa que eu uso ou se estou com um rosto limpo", porém, quando encontramos profissionais que concordam com este conceito de aparência e postura percebemos que é uma opinião baseada no bom senso da maioria. E obviamente não estamos falando sobre moda ou sobre beleza, e sim sobre profissionalismo. Sou uma super profissional de tênis! rs

Pensei encerrar o assunto com este texto do André Gazola, que fala não só sobre a aparência, mas sobre várias atitudes que um profissional de Educação deve ter. O artigo pode ser encontrado originalmente no Lendo.org,
Acho que conclui perfeitamente os meus pensamentos!
Aproveitem o texto.
Beijos, M.



Os 25 mandamentos do professor profissional 

Caro professor, o fato de você ter um diploma não o torna um profissional. 
Mais: o fato de você exercer uma profissão não garante que o serviço que presta seja profissional.
Nesse artigo você lerá 25 aspectos importantes que um verdadeiro professor deve considerar ao entrar diariamente em sua classe.

1. Inspire confiança: alunos e pais precisam ter uma boa impressão desde o primeiro dia de aula. Valorize isso e os impressione já no início do ano.

2. Vista-se como um profissional: Professores devem vestir-se com bom gosto, mas apropriadamente. Para as mulheres, esqueça as roupas curtas ou com decotes. Para os homens, paletó e gravata pode ser exagero (apesar de eu ainda querer testar, um dia), mas não dispense o sapato e uma camisa social.

3. Nunca se atrase: Um educador profissional entende a necessidade de começar todos os dias da melhor forma possível. Certifique-se de chegar sempre ao menos 10 minutos antes do primeiro sinal para preparar-se mentalmente para o período letivo.

4. Esteja preparado para cada aula: Verifique seus diários todas as noites e planeje as aulas do dia seguinte. Educadores profissionais planejam extensivamente. Eles respeitam o próprio planejamento e cronograma para garantir que não apenas o currículo está sendo cumprido, mas também o trabalho com habilidades e competências que garantirão o sucesso dos alunos a longo prazo.

5. Siga as políticas educacionais de sua escola: Profissionais abraçam a identidade de sua escola, os valores e modelos que a instituição pretende transmitir a seus clientes — nesse caso, os alunos e pais. 

6. Tenha a sala de aula sob controle: Saiba lidar com o comportamento de seus alunos. Um educador profissional não corre para a diretoria pedindo ajuda para qualquer questão envolvendo indisciplina

7. Produza com excelência, mas não esqueça do processo: Certifique-se de que suas anotações e pareceres sejam apresentados de forma impecável. Professores profissionais nunca precisam refazer um trabalho devido à falta de capricho.

8. Respeite os prazos: Mantenha seu trabalho atualizado e planeje sempre à frente. Amadores deixam trabalho para a última hora.

9. Mantenha-se organizado com as datas e correções de tarefas: Siga a regra dos três dias. Se você demorar muito para devolver uma prova ou trabalho, os alunos perderão interesse na tarefa e no resultado.

10. Respeite colegas e supervisores: Seja um modelo para seus alunos, respeitando seus superiores. Dessa forma será muito mais fácil ganhar o respeito deles.

11. Seja apaixonado, positivo e entusiasmado a respeito de seu trabalho: Um professor profissional nunca permitirá que um ambiente negativo tome parte em sua sala de aula.

12. Seja aberto à mudança: Esteja sempre disposto a receber opiniões e sugestões de modo a transformar positivamente suas aulas. Nunca diga coisas como “Isso não vai funcionar nessa escola.” 

13. Interesse-se por cada criança: Quanto mais você conhecer seus alunos, maior influência você exercerá sobre eles para que se interessem por sua matéria. Lembre-se que você pode ser um modelo para toda a vida deles, inclusive sendo visto como um herói.

14. Trate seus alunos com respeito: Nunca humilhe publicamente um aluno, muito menos saia discutindo com algum deles. Evite falar de notas na frente de outros estudantes e nunca leve nada para o lado pessoal. Deixe seus casos de família, religião, comportamento e circunstâncias pessoais longe de discussões públicas. Na escola ficamos sabendo de muitas informações confidenciais de alunos. Use-as apenas para melhorar seu relacionamento com eles.

15. Seja um mentor, não um amigo: Seja um modelo de responsabilidade, exigência e firmeza. Tenha autocontrole e escolha cuidadosamente cada palavra, considerando o impacto que elas poderão ter sobre um estudante em particular ou sobre um grupo de alunos.

16. Consulte os pais: Tente incluir os pais no processo educacional e encoraje sua participação nos processos disciplinares da escola. Seja polido e calmo quando conversar com eles. Relembre-os sempre que toda e qualquer conversa sobre seu filho deve levar em conta as necessidades da criança. 

17. Ponha a segurança em primeiro lugar: Lembre-se de que como um professor profissional você está oferecendo um serviço aos estudantes e à comunidade escolar. Por essa razão, você será responsável por tudo que acontecer com cada aluno em sua sala de aula. Explique a eles o porquê de certas regras precisarem existir e siga todos os procedimentos de segurança da instituição em que leciona.

18. Ajude no gerenciamento da escola: Coloque as necessidades da instituição acima de seus próprios interesses. Lembre-se que você é apenas uma pessoa em um grupo de profissionais que compartilha de uma visão e um objetivo em comum.

19. Faça da excelência seu objetivo primário: Constantemente propicie mecanismos que possam melhorar o desempenho de seus alunos. Atividades, experiências, exemplos e explicações nunca são demais. Perceba quem são os que precisam de uma atenção mais próxima e também os que estão à frente da turma, considerando ambos ao planejar suas aulas.

20. Assuma a responsabilidade pelos resultados de seus alunos: Como um professor profissional, as notas de seus alunos são um reflexo de seu trabalho. Em tudo que fizer, tenha isso em mente.

21. Comporte-se profissionalmente em público: Sempre defenda sua escola quando pessoas negativas estiverem falando mal da instituição. Fazer piadas ou críticas em público vai fazer com que não apenas a imagem da escola e de seu trabalho seja prejudicada, mas também a classe dos professores como um todo. 

22. Tenha conhecimento sobre políticas educacionais e legislação: Isso poderá ajudá-lo em diversas situações, inclusive para reivindicar seus direitos perante a autoridade escolar.

23. Busque constantemente novos conhecimentos e compartilhe-o com seus alunos: Continue estudando, sempre. Faça pequenos cursos, mesmo os online, para manter o entusiasmo em seu trabalho e na busca por conhecimento. O interesse por sua própria disciplina será recompensado com interesse e entusiasmo dos alunos em relação a ela.

24. Simplifique conteúdos: Bons professores fazem com que conteúdos complicados tornem-se simples. Use exemplos, modelos, cartazes e fotografias. Ensine através de ilustrações relacionadas à realidade de seus alunos.

25. Mantenha a atenção: Mostre aos seus alunos a importância do conhecimento do qual você trata e como podem aplicar o que aprendem em suas vidas diárias. Dessa forma é mais provável que eles lembrem do conteúdo das aulas.









🔑 Espero que tenha gostado do conteúdo.
Para escrever este texto consultei diversas fontes: Google e Lendo.org. A chave do sucesso é consultar outras fontes você também!