Teórico do mês: Jean Piaget


Oi gente,
Tudo bem por ai?
Hoje vamos iniciar o tema "Teórico do mês" com aquele que não é Papai Noel, mas é o nosso bom velhinho da Pedagogia!

Piaget faleceu com 84 anos, ainda escrevendo seus artigos e ensaios sobre epistemologia e cognição humana, se estivesse vivo imagina o quanto ainda estaria contribuindo! Ele revolucionou o estudo do conhecimento, e até hoje é um dos principais teóricos da educação.

Vamos brincar um pouco de faz de conta, para contextualizar Jean Piaget, e aprender um pouco sobre a sua teoria.


Entrevista com Jean Piaget

Olá Piaget, tudo bem? Conte-nos um pouco sobre você! 
Olá, meu nome é Jean William Fritz Piaget, nasci em 1896, fui doutor em biologia, psicólogo e epistemólogo (estudo sobre como o conhecimento é gerado). 
Aprofundei-me na epistemologia e fundei a Epistemologia Genética, área de estudo do nascimento psicológico do pensamento humano, me dediquei muito ao estudo da psicologia e da educação. 

Você é Pedagogo?
Não. Na verdade eu sou biólogo. Desde criança me interessava pelo mundo animal. Já com 11 anos escrevi meu primeiro ensaio sobre um pardal albino que encontrei. Entrei na universidade e terminei meu doutorado aos 22 anos. Após o doutorado, sem saber o que fazer da vida, saí da Suíça e fui conhecer outras lugares da Europa

Hum... Divertiu-se muito pela Europa?
Até que bastante. Comecei um curso de psicologia em Zurique e conheci o diretor de uma clínica psiquiatra onde acabei arrumando um emprego, porém a psicanalise não era muito a minha praia. Depois trabalhei num laboratório de psicologia e por último em um laboratório de testes de inteligência do Alfred Binet. Esse sim foi um emprego muito legal!

O que um biólogo fazia em um laboratório de testes de inteligência? 
Uma das minhas funções era aplicar os testes de raciocínio em crianças pequenas e padronizar os resultados. Foi assim que surgiu meu interesse pelo processo de pensamento das crianças.
Logo eu me casei e nasceu o meu primeiro filho, ai não consegui mais parar de pensar nisso! Queria investigar o pensamento infantil e como a criança aprendia o que lhe era ensinado, e foi assim que descobri nas crianças uma forma própria de raciocínio. 

Então podemos dizer que o trabalho com as crianças foi a sua carreira de maior sucesso?
Sem modéstia, mas não somente. Trabalhei em muitas áreas, escrevi mais e 50 livros e centenas de artigos. Já usaram minhas teorias até para desenvolver linguagem de programação de informática. Também fui professor na Universidade de Genebra, campo onde desenvolvi minha obra prima da Epistemologia Genética. Mas acredito que o meu estudo sobre a cognição humana tenha sido muito importante sim, afinal, o estudo no campo infantil do raciocínio lógico tem grande importância para a educação até hoje.

Você poderia explicar um pouco sobre esta teoria do raciocínio lógico infantil?
Poderia sim, mas... Você tem tempo para que eu explique a teoria inteira? É um pouco extensa, talvez seja preciso mais um encontro com o conteúdo!

Combinado então Sr. Piaget, voltaremos num próximo post.
Beijos, M.






🔑 Espero que tenha gostado do conteúdo.
Para escrever este texto consultei diversas fontes: Google e Wikipedia. A chave do sucesso é consultar outras fontes você também!