Método A-L-F-A-B-É-T-I-C-O


Oi gente!
Como sempre digo: Começar do começo é muito mais legal!
Então seguirei a ordem que foi proposta na postagem de introdução ao assunto, ok?






Sendo assim, o método sintético alfabético é o primeiro item a ser abordado nesta semana.

Como já sabemos, o método alfabético está dentro dos métodos sintéticos e isso significa dizer que a alfabetização se inicia da mínima parte para chegar ao todo. E a mínima parte do alfabeto é a letra!

Apesar da soletração ser um dos métodos mais antigos de alfabetização ela não foi indicada pelos nossos queridos Parâmetros Curriculares Nacionais, mas ainda é utilizada no Brasil por muitos professores que gostam do método, ou até mesmo por aqueles que não têm acesso à formação continuada e portanto seguem sem a atualização dos métodos.

No mundo, a alfabetização por soletração é utilizada, com sucesso, em dezenas de países. 

As estratégias utilizadas neste método são simples, e consistem prioritariamente em apresentar as letras e seus nomes, fazendo combinações. Primeiro decora-se as letras e depois suas combinações silábicas.  Imagine a aula:




Como os exercícios são repetitivos acaba favorecendo a memorização das letras, e o reconhecimento dos grafemas acontece naturalmente, facilitando na hora de aprender a escrever.

Um dos problemas deste método é que, além de enfadonho, a apresentação das letras está direcionada aos seus nomes e não aos seus sons, necessitando uma mudança de estratégia para o ensino da leitura.
Então o método apresenta esta ordem de aprendizagem:

Letra (grafema) + Nome da letra ... Posteriormente o som da letra (fonema)

Mesmo que iniciando o aprendizado de forma simples, pelas vogais para depois trabalhar as consoantes, chega o momento em que outras palavras se fazem necessárias ao cotidiano. Afinal, não dá para se basear apenas em "O bebê baba", " A bala é boa", etc... 

Por isso que atualmente as questões negativas do método também discorrem a respeito da aprendizagem não considerar o conhecimento anterior do aluno, e ao trabalhar a memorização o aprendizado não se torna significativo.
Se você tem mais de 50 anos é bem provável que tenha sido alfabetizado pelo método da soletração!

E ai, o que pensa sobre este método? 
Mais fácil de trabalhar ou mais difícil? Acha que funcionária em sua sala de aula?

Beijos, M.


🔑 Espero que tenha gostado do conteúdo.
Para escrever este texto consultei diversas fontes: Google, Wikipedia, Portal Ceale, Portal Lunetas, CNPQ e Editora Unesp, além das obras de Magda Soares. A chave do sucesso é consultar outras fontes você também!