Teórico do mês: David Ausubel

Oi gente, 
Tudo bem?

Estou colocando em prática a ideia do "Teórico do mês", e para começar escolhi um dos meus teóricos preferidos, David Paul Ausubel, que depois de ter uma educação escolar traumática, com castigos físicos e humilhações, escolheu aprofundar seus estudos nas melhorias necessária à educação.  

Ele se posicionou contra uma aprendizagem violenta e mecânica, sendo um dos representantes do Cognitivismo, concepção de ensino que Piaget também defendia, e oposta à linha behaviorista, teoria que predominava na época.
A teoria criada por Ausubel, chamada Aprendizagem Significativa, como o próprio nome diz, ocorre quando uma nova informação se apoia nas informações já existentes, relacionando-se e fazendo sentido como um todo, isto é, criando um significado para aquela nova aprendizagem.
Este conhecimento prévio foi chamado de subsunçor. Portanto, a aprendizagem só é significativa quando as novas informações se ancoram nos subsunçores, isto é, no conhecimento prévio do aluno, construindo assim um novo aprendizado!


aprendizagem significativa  mudança conceitual  ➜ construtivismo  




Ausubel não escreveu apenas sobre reação da aprendizagem significativa, mas também nos presenteou com os procedimentos necessários para obtê-la. Como por exemplo diagnosticar o conhecimento prévio do aluno para saber qual o ponto de partida para ensiná-lo, oportunizar a convivência do aluno com o meio e discutir sobre suas experiências pessoais.
Neste ponto Piaget e Ausubel discordam, enquanto o primeiro condena a intervenção do professor com a finalidade de que o aluno aprenda com o meio, Ausubel ressalta o importante papel docente, que deve intervir com estratégias que visam favorecer a aprendizagem, com aulas criativas e material significativo, estimulando a aluno a querer aprender.

Uma das vantagens da aprendizagem significativas é ela ser duradoura, não baseada em memorização, pois não existem informações soltas. 
A teoria de Ausubel é bem completa, dizem, inclusive, que ela agrega valores de Piaget, Wallon e Vygotsky. E só por isso já dá para entender porque ele é um dos meus pensadores preferidos!

Deixarei aqui um link com a teoria esmiuçada, com todos os seus pormenores, caso alguém tenha interesse em consultar: A teoria da aprendizagem significativa

Vale a pena a leitura do site.
Beijos, M.

 


🔑 Espero que tenha gostado do conteúdo.
Para escrever este texto consultei diversas fontes: Google, Wikipedia, Revista Nova Escola, Construir Notícias e Portal de Educação. A chave do sucesso é consultar outras fontes você também!