Alfabetização no método global


Oi gente, tudo certinho?
Hoje terminaremos a Semana da Alfabetização, e espero que tenha sido esclarecedora e proveitosa para todos. 




O último método de alfabetização que vamos conversar é o método global. Essa técnica faz parte dos métodos analíticos e também é conhecida como Método Global de Contos.
Historicamente ele foi o último método de alfabetização a surgir no Brasil, logo nas primeiras décadas do século XX. Porém houve adesão apenas em alguns estados brasileiros.

Consiste em utilizar pequenos textos, contos e historietas como ponto de partida do ensino da leitura.

Para isso eram produzidos "pré-livros" que continham textos, na maioria das vezes da cultura local, e já conhecidos pelos alunos, como por exemplo cantigas, lendas e parlendas.
O livro era lido nas aulas para reconhecimento das frases e palavras, e então após uma "convivência" com o texto eram trabalhadas as partes. 
Assim de um mesmo livro poderiam surgir várias lições!

A leitura é o foco deste método, com a vantagem de proporcionar uma leitura rápida e dinâmica, também apresentada de maneira afetiva, mantendo o interesse dos alunos no processo de aprendizagem.
A decodificação das sílabas e letras ficava em segundo plano, e acabava focando apenas nas palavras.
Os docentes precisam estar muito bem preparados para aplicar este método, para que não se torne uma mera memorização de palavras.
Gosto muito deste método quando alinhado ao silábico, mas no lugar de livros com pré-texto prefiro usar livros da literatura infantil e trabalhar o letramento junto com a alfabetização!

Agora que já aprendemos os seis principais métodos de alfabetização e letramento, conte-me qual você acho mais eficiente?

Beijos, M.


🔑 Espero que tenha gostado do conteúdo.
Para escrever este texto consultei diversas fontes: Google, Wikipedia, Portal Ceale, Portal Lunetas, CNPQ e Editora Unesp, além das obras de Magda Soares. A chave do sucesso é consultar outras fontes você também!