Piaget e as Operações Concretas (7 aos 12 anos)



Oi gente pseudo construtivista! 
Tudo certinho por ai?

Estão gostando da "Semana Jean Piaget"? 
Confesso que estou adorando porque gosto muito de tagarelar sobre esse assunto. O que é bom porque, de acordo com a pirâmide de aprendizagem de William Glasser, quando ensinamos também estamos potencializando o nosso aprendizado!
Então se você quer aprender um conteúdo definitivamente: Ensine este conteúdo a alguém.

Entre os assuntos que eu adoro ensinar e aprender mais a cada pesquisa está o Construtivismo e a Alfabetização, aliás, na última enquete do Instagram os seguidores votaram para estudarmos Emília Ferreiro, que coincidentemente une os dois assuntos! Por isso que neste final de semana vamos fazer um gancho construtivista entre Piaget e Ferreiro!

Mas agora vamos bater um papo sobre este estágio Operatório Concreto, que basicamente ocorre durante todo o Ensino Fundamental I, já que vai dos 7 até os 11/12 anos.
Já aprendemos que o termo "operação" pode ser definido na teoria de Piaget como uma atividade interiorizada, isto é, a atividade de pensar. Então o estágio Operatório Concreto é aquele que "pensa no concreto", como o próprio nome diz. 
Uma uma fase que tem dificuldades para trabalhar com ideias abstratas, pois sua atividade de pensar é sobre o concreto. Por isso nós professor precisamos ficar atentos às atividades oferecidas. Elas são pertinentes ao alcance cognitivo da sua turma?

A transição do estágio pré -operacional para o estágio Operatório Concreto é uma das transições mais importantes da aquisição do conhecimento, pois a criança sai de um pensamento egocêntrico e dominado pela sua percepção pessoal para um pensamento mais sólido e lógico.




Um exemplo prático:
Duas bolas de massinha idênticas são colocadas na frente da criança. Você amassa uma, e pergunta "Em qual das bolas tem mais massinha agora?"

A criança do período pré-operacional dirá que a bola amassada tem menos massinha, porque parece menor. E a não amassada tem mais massinha.
A criança do período operatório concreto já compreende que, mesmo amassada, a bola possui a mesma quantidade de massinha que antes, pois a criança nessa fase já compreende a conservação. Portanto ambas continuam iguais quanto à quantidade de massinha.
Ela também compreenderá que é possível tornar a bola amassada em bola íntegra novamente, sem alterar a quantidade de massinha dela, isso se chama reversibilidade

Diferentemente do pensamento pré-operacional, a criança desta etapa não pensa mais apenas no todo. ela já consegue classificar, separar em grupos, seriar os objetos e numerá-los em ordem. Agora um cachorro não é apenas o au-au, ele pode ser um cachorro do grupo dos cachorros pequenos, com mais ou menos pelo. Pode-se fazer uma fila dos cachorros do menor para o maior, e retirar do grupo aquele gato muito peludo, pois a criança já sabe que mesmo com muito pelo, ele não faz parte do grupo dos cachorros.

Percebe quanta mudança já ocorreu até aqui?
Ainda não acabou, viu!
Amanhã tem mais.

Beijos, M.

SEMANA JEAN PIAGET



🔑 Espero que tenha gostado do conteúdo.
Para escrever este texto consultei diversas fontes: Google e Wikipedia. A chave do sucesso é consultar outras fontes você também!


Bibliografia
LEFRANÇOIS, Guy. R. Teorias da aprendizagem. São Paulo: Cengage Learning, 2008