Avaliação na Educação Infantil



Oi gente, tudo certinho por ai?
Como estamos conversando prioritariamente sobre a Educação Infantil durante este mês, achei interessante trazer o assunto "avaliação" dentro desta etapa.
Conforme a LDB, na sua seção II, a avaliação na Educação Infantil não deve ter objetivo de promoção,  nem para o acesso ao Ensino Fundamental! A avaliação não deve ser comparativa entre os alunos, tampouco deve-se medir ou testar a capacidade de uma criança. Então como e por que avaliar nesta fase?

Engana-se quem pensa que a avaliação é feita apenas em alguma data específica do calendário escolar. A avaliação é feita em vários momentos, e a prática de coletar dados para um julgamento é algo já obsoleto em muitas escolas. Nos dias de hoje o ato de avaliar não é julgar o aluno, e sim acompanhar o seu desenvolvimento, tentando assim favorece-lo na busca das diferentes formas de aprender. O ato de avaliar pode servir de auxílio ao professor, para que ele reflita sobre a sua prática, para ter conhecimento se seus objetivos foram alcançados ou não. Como diz a Dra. Jussara Hoffman, "avaliar é uma prática investigativa e não sentenciva" 

O professor da Educação Infantil deve oportunizar à criança o seu desenvolvimento de habilidades e competências, de modo a contribuir intencionalmente ao seu aprendizado, portanto não se avalia para dizer se um aluno é bom ou não, e sim para saber se a estratégia utilizada foi eficaz. Por isso que o ato de avaliar constantemente é tão importante. 
Para essa avaliação constante é necessário conhecer a criança e construir essa relação diariamente, a partir da observação e dos apontamento em relatórios, portfólios, dossiês de observação, etc... 

A avaliação, feita para promover melhores estratégias de aprendizagem, fornece subsídios para o planejamento de ensino, e também apresenta às famílias a evolução do aluno a partir dos trabalhos feitos pela escola. O planejamento de ensino não deve ser feito por improviso, mesmo que muitas vezes a interação da classe acabe levando o conteúdo para outros temas. Ele deve ser construído a partir da reflexão do professor sobre a sua prática, e nisso a avaliação pode ajudar bastante. 

Recebi este vídeo explicativo maravilhoso, e achei muito legal compartilhar, principalmente porque a Dra. Jussara Hoffman é um nome de peso sobre este assunto, com mais de 10 livros publicados.
Espero que seja proveitoso para vocês como foi para mim.

Beijos, M.










🔑 Espero que tenha gostado do conteúdo.
Para escrever este texto consultei diversas fontes: Google, Wikipedia, Canal Instituto Advento, Portal Mec e Portal do Planalto. A chave do sucesso é consultar outras fontes você também!


Bibliografia
HOFFMANN, Jussara. Avaliação e educação infantil: Um olhar sensível e reflexivo sobre a criança - Porto Alegre; Mediação, 2012.