Palavra - ação, sentenciação e outras ações alfabetizadoras...


Oi gente linda e estudiosa dessa tal internet! 
Tudo bem por ai?

Hoje vamos começar a estudar os métodos analíticos de alfabetização. Lembrando que já tivemos aqui no blog os principais métodos sintéticos: o alfabético, o fônico ou fonético e o silábico.





O método da palavração é o primeiro entre os métodos analíticos, e consiste em apresentar palavras com suas respectivas imagens para o aprendizado e a memorização dos alunos, que por sua vez aprendem a reconhecer a palavra pela figura associada e pela visualização gráfica das letras.

Após a apresentação das palavras ilustradas, de preferencia aquelas que fazem parte do universo infantil, o professor pode então trabalhar com a divisão silábica desta palavra. 
As sílabas da palavra apresentada podem formar outras palavras a serem estudadas, e depois de analisar esses grafemas e fonemas a classe trabalha na intenção de formar novas frases e novas ideias.




Como professora devo condessar que após trabalhar com alfabetização em método silábico achei que seria bastante improvável uma criança aprender a ler e escrever por um método analítico. 
Mas estava enganada, presa naquela ideia compartimentada da alfabetização! 
Acreditem: O método analítico funciona muito bem, e quando menos você espera tem a surpresa de uma classe inteira lendo e escrevendo animadamente! É um trabalho contínuo, e quando bem planejado faz a diferença na vida escolar.

A principio o método da palavração parece com o método silábico, mas a diferença é que com a apresentação primeiramente da palavra a aprendizagem ganha significado, uma vez que é apresentado o todo e não apenas uma parte.

Além de trabalhar uma palavra por vez, também há a possibilidade de trabalhar pequenas frases, não dando ênfase a uma palavra apenas. É o método da sentenciação.
Compreender o significado da frase, entender cada palavra e seu posicionamento dentro da sentença, e depois separar cada sílaba utilizada para formar outras palavras parece uma metodologia ainda mais complexa, porém da mesma forma que a técnica da palavração, o contexto, o significado da frase, geram um impulso maior para o aprendizado!

Vocês já trabalharam com o método alfabético da palavração ou da sentenciação? O que acharam? Tiveram dificuldades?


Beijos, M.



🔑 Espero que tenha gostado do conteúdo.
Para escrever este texto consultei diversas fontes: Google, Wikipedia, Portal Ceale, Portal Lunetas, CNPQ e Editora Unesp, além das obras de Magda Soares. A chave do sucesso é consultar outras fontes você também!