Oi gente, tudo bem?
Hoje vamos terminar os estágios da teoria de Piaget e teceremos algumas conclusões sobre a ela.
O estágio Operatório Formal inicia-se normalmente após os 11 ou 12 anos, de acordo com o amadurecimento cognitivo da criança, essa fase coincide com o Ensino Fundamental II.
Neste estágio as crianças já conseguem aprender à partir de ideias abstratas, o que não acontecia no estágio anterior, Operatório Concreto, pois como o nome já define é um período de operações concretas.
Pensar no abstrato é um avanço importante da infância, pois lidar com o hipotético potencializa a solução de problemas, a lógica matemática, além de comparar situações para tomar decisões.
Podemos afirmar que essencialmente a teoria de Piaget diz respeito aos desenvolvimento humano e a aquisição de conhecimento, que ocorre de forma gradual e pela interação do ser humano com o ambiente.
Cada estágio é definido pelas estruturas de pensamento que as crianças possuem naquela fase, sendo o Operatório Formal o mais próximo do nosso pensamento adulto. Piaget considerava este estágio característico de adolescentes, mas alguns adultos ainda se encontram nesta fase.
O processo de equilibração (assimilação + acomodação e adaptação) a cada novo conhecimento segue por toda a vida.
O impacto da teoria de Piaget no currículo escolar é visível, uma vez que repassar informações que os alunos não possuem capacidade cognitiva para assimilar faria da escola um local inútil.
Para Piaget as escolas deveriam se esforçar para oferecer aos seus estudantes tarefas que sejam desafiadoras, não tão difíceis ao ponto de não serem assimiladas, nem tão fáceis que não resulte em uma acomodação. Por este motivo é tão importante que professores e pedagogos compreendam o desenvolvimento infantil!
Podemos afirmar, ironicamente, que a teoria de Piaget não é simplesmente uma "teoria", ela deve ser utilizada na prática.
Milhares de estudos já investigaram o trabalho do biólogo, e mesmo com algumas críticas (cientistas consideram que o desenvolvimento cognitivo da criança é muito mais complexo do que o apresentado na teoria Piagetiana), a sua teoria ainda é a mais consistente no campo da Educação. Útil e influente, a teoria de Piaget é a grande responsável por deixar professores, pais, e pessoas que trabalham com crianças, fascinados, observando o desenvolvimento de seus pequenos.
A partir das pesquisas de Piaget e de outros teóricos como Bruner, Vygostsky (crítico ferrenho da teoria Piagetiana), e Emilia Ferreiro (aluna de Piaget), as pesquisas sobre como as crianças adquiriam e construíam seus novos conhecimentos estabeleceram um nova teoria de aprendizagem que muitos chamam de Construtivismo.
Papo para outro dia, quando finalizaremos este assunto!
Beijos, M.
SEMANA JEAN PIAGET
🔑 Espero que tenha gostado do conteúdo.
Para escrever este texto consultei diversas fontes: Google e Wikipedia. A chave do sucesso é consultar outras fontes você também!
Bibliografia
LEFRANÇOIS, Guy. R. Teorias da aprendizagem. São Paulo: Cengage Learning, 2008