Oi gente cheia de conhecimento,
Tudo bem?
Como conversamos anteriormente, este mês estudaremos Jean Piaget e a sua teoria. Já rolou uma apresentação aqui que vale a pena dar uma olhada.
Mas antes da teoria criada por Piaget é preciso uma introdução sobre os estudos que o fizeram chegar até ela...
Sim, eu gosto de começar do começo! rs
A epistemologia é o ramo da filosofia científica que estuda a origem do conhecimento. Então tudo que se refere à origem de algum conhecimento é relativo à epistemologia. A epistemologia pode estudar sobre uma crença, uma verdade universal, ou um conhecimento científico. Saber como esse conhecimento é gerado é o campo que a Epistemologia estuda!
A psicologia cognitiva estuda a cognição, os processo mentais em si.
Jean Piaget, que era biólogo, se interessou pelo campo da Epistemologia Genética e da Psicologia Cognitiva, que tratam sobre como os seres humanos geram o conhecimento em seu cérebro e quais processos mentais desenvolvem, e dedicou-se a isso por quase toda a sua vida enquanto profissional.
Esse estudo, além de ser muito interessante para biólogos, era obviamente também muito interessante para a área da Educação e por isso ele ficou tão popular em nosso meio!
Vale lembrar que em uma linha do tempo das Teorias de Aprendizagem, Jean Piaget não foi o primeiro a formular uma teoria, aliás, nem foi o primeiro dentro da própria da psicologia cognitiva. Mas foi um dos mais importantes!
A teoria behaviorista, do comportamento, chegou primeiro nessa linha do tempo, porém a estudaremos depois. (Afinal a enquete pediu por Piaget e não Skinner. Desculpa Skinner!)
O importante para saber neste momento é que a teoria do comportamento visava compreender como acontecia a aprendizagem observando como os animais aprendiam, e hoje a gente entende que obviamente não era fácil investigar a aprendizagem da linguagem, leitura, e aquisição de conceitos usando animais. Criar uma teoria sistematizada que explicaria toda a aprendizagem e o comportamento humano a partir de ratos, pombos e macacos? Sim, os behavioristas eram ambiciosos! rs
A Psicologia Cognitiva não era tão ambiciosa assim, tinha a intenção inicial de estudar o processamento da informação recebida, porém o estudo era feito em seres humanos na maior parte do tempo. O interesse não era criar uma teoria de aprendizagem, e sim descobrir como o ser humano processava - recebia e alterava - as informações, como ele atuava diante de novos conhecimentos, como os percebia, o que memorizava, etc...
Após estudos, a psicologia cognitiva chegou a três fundamentos...
1. A aprendizagem atual se baseia na aprendizagem anterior
Isso quer dizer que ao ensinar a mesma coisa para pessoas diferentes elas podem aprender coisas diferentes, pois possuem informações prévias diferentes e características genéticas diferentes.
2. A aprendizagem envolve processamento de informações
A pessoa que recebe informação não é um ser passivo, ele reage, processa aquela informação recebida ao analisá-la e imaginar sua utilidade, organizando o aprendizado novo em sua memória.
3. O significado do que aprendeu depende das relações feitas por ele
Imagine uma frase: Eu não consegui a manga!
Para uma costureira pode significar que ela não conseguiu terminar essa parte da costura. Para um feirante pode significar que ele não encontrou a fruta para fornecer. Várias palavras podem ter significados e conceitos de acordo com o todo. Então para processar toda a informação você necessita fazer relações entre o conhecimento novo e o seu contexto.
Entre tanta contribuições importantes para o estudo da cognição, três teóricos se destacaram: Jerome Bruner, Lev Vygotsky e Jean Piaget, sobre quem vamos tagarelar este mês!
A teoria piagetiana consiste em estudar os processos pelos quais as crianças alcançam a compreensão de tudo que as cerca, seu ambiente e a si próprias. E com esta intenção um vasto leque de assuntos são abordados: inteligência, linguagem, brincadeiras, imitações, moralidade, sonhos, etc...
Piaget baseou sua teoria em um método clinico, que desenvolveu para estudar as crianças.
O método consistia em perguntar às crianças questões previamente formuladas e ouvir da criança as suas respostas, deixando que ela explique suas considerações, e que formule novas questões a partir daquelas apresentadas.
Percebendo assim de qual forma as crianças se adaptam às novas informações recebidas, construindo então novos conhecimentos a partir da informação inicial.
Construir um novo conhecimento a partir de um conhecimento prévio? Onde eu já vi isso?
"O desenvolvimento humano é um processo de adaptação, e a mais alta forma de adaptação é o conhecimento" Jean Piaget
Então Piaget criou então a teoria da equilibração!
Por que "equilibração"?
Quando você recebe um novo conhecimento o cérebro entra em desequilíbrio e precisa dominar aquela informação para voltar ao seu estado de equilíbrio. Como recebemos informações novas o tempo todo, o cérebro vive nessa constante movimentação de desequilíbrio e equilíbrio a cada novo conhecimento.
1° passo - Assimilação - Sujeito age no objeto
Imagine que você desconheça um objeto e o vê pela primeira vez. Você não sabe nada sobre ele, então começa a analisá-lo para descobrir. Vamos usar de exemplo uma lanterna.
Você pega a lanterna, analisa sem saber para o que serve, percebe que não é de comer, encontra botões e acaba por ligá-la, entendendo assim que ela tem luz, podendo iluminar coisas e locais. Para ter conhecimento sobre a lanterna você agiu sobre ela. Certo?
2° passo - Acomodação - Sujeito sabe quando agir no objeto
Após você já conhecer a lanterna, analisar e compreender o seu funcionamento, você não precisa mais voltar a assimilar aquele objeto novamente.
Aquele conhecimento sobre o objeto já está acomodado em você, e você só voltará a utilizá-lo quando necessário.
3° passo - Adaptação - Sujeito age no objeto quando necessário
Quando você precisar iluminar alguma coisa vai pensar na lanterna! Porque já tem conhecimento sobre ela. E ao utilizar esse conhecimento podemos dizer que você está adaptado a ele.
Mesmo que esse processo de assimilação, acomodação e adaptação aconteça em todos os seres humanos, na infância ele tem tem suas particularidades, e por isso que Piaget desenvolveu estudos para cada fase da infância: de 0 a 12 anos, ou mais.
Estágios que vamos trabalhar um a um, porque aqui a gente é do textão mesmo!
Beijos, M.
SEMANA JEAN PIAGET
🔑 Espero que tenha gostado do conteúdo.
Para escrever este texto consultei diversas fontes: Google e Wikipedia. A chave do sucesso é consultar outras fontes você também!
Bibliografia
LEFRANÇOIS, Guy. R. Teorias da aprendizagem. São Paulo: Cengage Learning, 2008