Oi gente!
Tudo bem por ai?
Então, não farei rodeio e serei direta: Sim, hoje conversaremos sobre alfabetização. DE NOVO!
Eu sei que já falamos sobre os métodos de alfabetização, e eu já prometi que não ficaria tagarelando sobre este meu assunto preferido só porque comecei mais uma pós sobre isso. Mas eu juro que a culpa não é só minha! rs
Como o assunto BNCC nos anos inicias do Ensino Fundamental será abordado em breve não tem como fugir do tema alfabetizador, porque basicamente a alfabetização, junto com o letramento matemático, é o princípio desta etapa.
Por isso que muitas habilidades elencadas na BNCC durante este período dão maior atenção às estratégias de Língua Portuguesa! E como a primeira área que estudaremos aqui no blog é a área de linguagens achei interessante fazer uma introdução sobre isso.
De acordo com o PNE (Plano Nacional da Educação 2014 - 2024), em sua 5° meta, todas as crianças deverão ser plenamente alfabetizadas no máximo até o final do 3° ano. Porém isso gerou uma preocupação na comunidade escolar, pois de acordo com a ANA - Avaliação Nacional da Alfabetização - estamos muito longe de um parecer satisfatório na tarefa de alfabetizar nossas crianças!
A ANA avalia em quatro níveis, que deixarei resumidamente aqui somente para a compreensão, pois o número de itens de cada nível é bem mais extenso:
Nível 1 - Crianças que leem palavras simples com sílabas canônicas (consoante+vogal) ou não canônica, não escrevem de forma legível e não possuem intenção de produzir textos, conhecem números até 20 e conseguem representar os algarismos entre outras tarefas.
Nível 2 - Leem texto curtos, quadrinhos e interpretar o que está escrito, escrevem palavras ainda com trocas alfabéticas mas sem produção de texto, associam números às quantidades, aprendem números com mais algarismos, compreendem calendários simples, ordenação crescente e decrescente, entre outros...
Nível 3 - Crianças que já localizam pequenas informações dentro de um texto, leem pequenos livros, desenvolveram alguma curiosidade literária, e escrevem com menos desvios ortográficos produzindo alguns textos, resolvem cálculos com as quatro operações, leem relógios digitais e analógicos, etc...
Nível 4 - Crianças com leitura com aplicações gramáticas, como a pontuação, escrevem palavras de diferentes estruturas, conseguem produzir textos com coesão e utilizando sinais de pontuação. Na área matemática já faz agrupamento de cálculos, trabalha com dobro, triplo, etc...
Segundo os resultados da ANA de 2016, no Brasil menos de 20% dos alunos chegam ao nível 4 de proficiência em leitura, escrita e letramento matemático até o 3° ano. E esse número ainda é mais baixo nas regiões norte e nordeste, onde menos de 10% dos alunos chegam ao nível 4 no mesmo período.
A fonte desta informação é do MEC, do curso de BNCC da plataforma AVAMEC.
Portanto, na minha opinião, tamanha preocupação com a alfabetização é justificada!
Então, isso quer dizer que os professores dos 1° e 2° anos só trabalham Língua Portuguesa e Matemática?
Não. Isso quer dizer que os professores dos 1° e 2° anos são os que trabalham mais! rs
Vestem a camisa da alfabetização!
As outras áreas como Ciências humanas e Ciências da natureza devem ser trabalhadas de forma interdisciplinar, contextualizadas com a alfabetização e o letramento matemático.
E isso não prejudica a aprendizagem, pelo contrário, pode abrir novos horizontes, ampliar as possibilidades de múltiplas linguagens e apresentações. Com um pouco de criatividade vamos além de cadernos integrados... Portfólios, murais, projetos, tudo para garantir a alfabetização e promover aprendizagem de qualidade.
Beijos, M.
🔑 Espero que tenha gostado do conteúdo.
Para escrever este texto consultei diversas fontes: Google, Wikipedia, Portal Mec, Portal do Planalto, Movimento pela Base e Biblioteca de apoio à implementação. A chave do sucesso é consultar outras fontes você também!