Conversando sobre... BNCC, Linguagens e Arte


Oi gente. Bom dia, tudo bem por ai?
Hoje daremos continuidade ao estudo da área de linguagens. Conversamos ontem sobre a Língua Portuguesa, que é o principal componente curricular, e hoje farei duas postagens, sobre Arte e sobre Educação Física, que finalizam essa área de conhecimento nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

A arte é um campo do conhecimento tanto sensível quanto cognitivo, que envolve práticas criativas, de apreciação e de compartilhamento de ideias. A experiência artística possibilita um olhar sobre si e sobre o mundo, favorecendo um diálogo entre diversas culturas, portanto fica obvio que o componente Arte esteja inserido na área das linguagens.
 
Nos anos iniciais o processo da aprendizagem do componente Arte se dá por meio da experimentação e do reconhecimento de formas artísticas diversas. Além, claro, da própria produção artística do individuo. 
Na BNCC o componente Arte tem cinco unidades temáticas para serem trabalhadas: as artes visuais, a dança, a música, o teatro, e as artes integradas. Cada uma dessas unidades possuem habilidades específicas para serem desenvolvidas, e deve-se partir das dimensões de conhecimento de criação de arte (para se expressar), crítica (análise para compreender aspectos estéticos, mas também políticos e culturais), estesia (sentir a arte com emoção), expressão (compartilhar as ideias e sentimentos), a fruição (ato de se abrir para as novas práticas artísticas) e a reflexão (o exercício de pensar e perceber a arte seja como criador ou leitor).

Em muitas escolas há professores específicos de Arte, em outras o componente curricular faz parte da unidocência, mas em qualquer um dos casos a arte pode ser trabalhada de forma interdisciplinar, relacionada aos outros componentes curriculares. 





Todas as unidades temáticas possuem habilidades específicas a serem desenvolvidas, do 1° ao 5° ano, e podem ser encontradas na listagem da apresentação oficial da BNCC, material que todo professor deve usar ao montar o seu plano de aulas.
Sou muito suspeita em falar desse componente curricular porque eu adoro trabalhar artes em classe, e acho que dá pra mesclar facilmente com outros componentes, não só em projetos, mas em atividades simples do cotidiano também.

Além das habilidades específicas o componente de Arte tem suas próprias competências a serem desenvolvidas ao longo da Educação Básica, que deixarei aqui abaixo:

1. Explorar, conhecer, fruir e analisar criticamente práticas e produções artísticas e culturais do seu entorno social, dos povos indígenas, das comunidades tradicionais brasileiras e de diversas sociedades, em distintos tempos e espaços, para reconhecer a arte como um fenômeno cultural, histórico, social e sensível a diferentes contextos e dialogar com as diversidades. 

2. Compreender as relações entre as linguagens da Arte e suas práticas integradas, inclusive aquelas possibilitadas pelo uso das novas tecnologias de informação e comunicação, pelo cinema e pelo audiovisual, nas condições particulares de produção, na prática de cada linguagem e nas suas articulações. 

3. Pesquisar e conhecer distintas matrizes estéticas e culturais especialmente aquelas manifestas na arte e nas culturas que constituem a identidade brasileira, sua tradição e manifestações contemporâneas, reelaborando-as nas criações em Arte. 

4. Experienciar a ludicidade, a percepção, a expressividade e a imaginação, ressignificando espaços da escola e de fora dela no âmbito da Arte. 

5. Mobilizar recursos tecnológicos como formas de registro, pesquisa e criação artística. 

6. Estabelecer relações entre arte, mídia, mercado e consumo, compreendendo, de forma crítica e problematizadora, modos de produção e de circulação da arte na sociedade. 

7. Problematizar questões políticas, sociais, econômicas, científicas, tecnológicas e culturais por meio de exercícios, produções, intervenções e apresentações artísticas. 

8. Desenvolver a autonomia, a crítica, a autoria e o trabalho coletivo e colaborativo nas artes. 

9. Analisar e valorizar o patrimônio artístico nacional e internacional, material e imaterial, com suas histórias e diferentes visões de mundo.

A vantagem de ter competências específica para o componente curricular é compreender que direcionamento se deve ter em mente na hora de planejar as aulas e seus conteúdos. Sem esquecer que neste plano devem conter também as competências gerais da BNCC, e todas essas informações podemos encontrar no site oficial da Base Nacional, ou no conteúdo dos cursos oferecidos pelo MEC. Que não por acaso são as fontes oficiais de todo o material sobre a BNCC que trago aqui no blog.


Espero ter ajudado. 
Beijos, M.



🔑 Espero que tenha gostado do conteúdo.
Para escrever este texto consultei diversas fontes: Google, Wikipedia, Portal Mec, Portal do Planalto, Movimento pela Base e Biblioteca de apoio à implementação. A chave do sucesso é consultar outras fontes você também!