Oi de novo, gente querida desse mundo cheio de novidades que é o magistério!
Continuando a nossa saga interminável da Base Nacional Comum Curricular com o último post da área de linguagens: Educação Física!
Lembrando que a a Língua Inglesa também faz parte da área de linguagens, porém não faz parte dos anos iniciais, etapa que estamos estudando.
É muito fácil compreender que a Educação Física faz parte da base comum, uma vez que seu conteúdo está voltado para o que garante a LDB: O desenvolvimento do aluno de forma integral. O que obviamente inclui o físico e não apenas o intelectual.
Porém a Educação Física não trata apenas da atividade física. É também sobre compreender regras, praticar o sentir o mundo de forma coletiva, conhecer a cultura e o contexto social local, nacional e até mundial.
O componente de Educação Física tem cinco unidades temáticas para serem trabalhadas durante o Ensino Fundamental:
Brincadeiras e jogos: Com jogos da cultura popular, comunitários e regionais para o 1° e o 2° ano, e jogos populares nacionais e mundiais, e também de matrizes indígenas e africanas para as classes do 3° ao 5° ano.
Esportes: De marca (estilo corrida) e de precisão (estilo arremesso), para as classes do 1° e 2° ano, e esportes de campo e taco, de rede e parede e de invasão para as classes do 3° ao 5° ano.
Ginásticas: Ginástica em geral para as classes do 1° ao 5° ano.
Danças: Danças do contexto regional e comunitário para o 1° e 2° ano e danças brasileiras, mundiais e de matrizes indígenas e africanas para as classes do 3° ao 5° ano.
Lutas: A prática das lutas não é abordada no 1° e 2° anos, mas do 3° ao quinto ano são trabalhadas as lutas regionais e de matrizes indígenas e africanas também.
No Ensino Fundamental II, ou anos finais, mais uma unidade temática é abordada no componente de Educação Física, que são as práticas corporais de aventura.
Todas essas unidades temáticas possuem habilidades específicas a serem desenvolvidas, que podem ser encontradas na listagem da apresentação oficial da BNCC. Para consultar de forma rápida eu aconselho a salvar em um planilha e deixar disponível offline no computador. Tenho feito isso e tem funcionado melhor do que ir pesquisar na internet o tempo todo.
(Afinal, decorar todas as habilidades específicas, de todos os componentes e de todas as áreas parece algo um pouquinho difícil! rs)
Além das unidades temáticas presentes no componente de Educação Física, e todas as habilidades a serem desenvolvidas é preciso estar consciente que cada componente também tem suas competências específicas a serem trabalhadas, além das nossas conhecidas "10 competências gerais".
Colocarei abaixo as Dez Competências específicas do componente Educação Física, que podem ser encontradas tanto no documento oficial da BNCC (link acima), como no curso do MEC, A BNCC nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, que está incrível, super completo e com uma didática bem fácil. Indico!
1. Compreender a origem da cultura corporal de movimento e seus vínculos com a organização da vida coletiva e individual.
2. Planejar e empregar estratégias para resolver desafios e aumentar as possibilidades de aprendizagem das práticas corporais, além de se envolver no processo de ampliação do acervo cultural nesse campo.
3. Refletir, criticamente, sobre as relações entre a realização das práticas corporais e os processos de saúde/doença, inclusive no contexto das atividades laborais.
4. Identificar a multiplicidade de padrões de desempenho, saúde, beleza e estética corporal, analisando, também criticamente, os modelos disseminados na mídia e discutir posturas consumistas e preconceituosas.
5. Conhecer as formas de produção dos preconceitos, compreender seus efeitos e combater posicionamentos discriminatórios em relação às práticas corporais e aos seus participantes.
6. Interpretar e recriar os valores, os sentidos e os significados atribuídos às diferentes práticas corporais, bem como aos sujeitos que delas participam.
7. Reconhecer as práticas corporais como elementos constitutivos da identidade cultural dos povos e grupos.
8. Usufruir das práticas corporais de forma autônoma para potencializar o envolvimento em contextos de lazer, ampliar as redes de sociabilidade e a promoção da saúde.
9. Reconhecer o acesso às práticas corporais como direito do cidadão, propondo e produzindo alternativas para sua realização no contexto comunitário.
10. Experimentar, desfrutar, apreciar e criar diferentes brincadeiras, jogos, danças, ginásticas, esportes, lutas e práticas corporais de aventura, valorizando o trabalho coletivo e o protagonismo.
Como eu sempre gosto de repetir para que não fiquem dúvidas, na hora do professor trabalhar o componente de Educação Física - seja você um professor específico da área ou trabalhando com a interdisciplinaridade - é necessário contemplar no seu planejamento de aula as competências especificas da área, as unidades temáticas, as habilidades propostas para a classe e as competências gerais da BNCC. Obviamente que não todas de uma vez!
A parte boa é que as competências gerais são bastante simples de se trabalhar, e facilmente conseguem abranger qualquer área ou componente escolar, então não é uma grande dificuldade.
Um pouquinho de práticas e os planos de aula começam a sair cheios de práticas eficazes e alegres para todos!
Beijos, M
🔑 Espero que tenha gostado do conteúdo.
Para escrever este texto consultei diversas fontes: Google, Wikipedia, Portal Mec, Portal do Planalto, Movimento pela Base e Biblioteca de apoio à implementação. A chave do sucesso é consultar outras fontes você também!