Conversando sobre... BNCC, Linguagens e Língua Portuguesa

Hi people!
Era assim que eu começaria o post quando abordasse o assunto Língua Inglesa aqui no blog. Mas ocorre que nos anos iniciais do Ensino Fundamental, como você já sabe, não temos este componente curricular, neste caso sou obrigada a iniciar com o meu bom e velho...

Oi gente!
Tudo certinho por ai? 
Este é o primeiro texto específico sobre os componentes curriculares do Ensino Fundamental I, apresentados na BNCC. Cada um com suas habilidades e dentro de suas respectivas áreas.
Escolhi começar por Língua Portuguesa não apenas porque é o primeiro componente da apresentação oficial da Base Nacional, mas principalmente porque acho o mais complexo. Mas a intenção é seguir a mesma sequência da apresentação oficial mesmo, para facilitar até mesmo o estudo do documento.

Como já deve ter ficado claro, alguns componentes curriculares subdividem as habilidades específicas em 1° e 2° anos e do 3° ao 5° ano, principalmente, como já estudamos no texto anterior, porque os dois primeiros anos do Ensino Fundamental são focados na alfabetização.
O componente de Língua Portuguesa se torna então o "carro chefe" da fase de alfabetização, e portanto há diferenças bem pontuais entre as séries.
Mas antes de estudar habilidade por habilidade é importante frisar que os conteúdos apresentados em aula devem também promover as 10 competências da BNCC, além de trabalhar as competências específicas do seu componente. Por que eu repito isso em quase todos os posts? Porque quando essa prática se tornar automática será muito mais fácil montar qualquer planejamento docente!





Então vamos começar colocando aqui abaixo as 10 competências do componente curricular Língua Portuguesa, que podem ser encontradas na página oficial da BNCC, no site de apresentação do documento ou em qualquer curso do MEC sobre o assunto, que são as fontes que uso para escrever o post aqui do blog.


1. Compreender a língua como fenômeno cultural, histórico, social, variável, heterogêneo e sensível aos contextos de uso, reconhecendo-a como meio de construção de identidades de seus usuários e da comunidade a que pertencem.

2. Apropriar-se da linguagem escrita, reconhecendo-a como forma de interação nos diferentes campos de atuação da vida social e utilizando-a para ampliar suas possibilidades de participar da cultura letrada, de construir conhecimentos (inclusive escolares) e de se envolver com maior autonomia e protagonismo na vida social.

3. Ler, escutar e produzir textos orais, escritos e multissemióticos que circulam em diferentes campos de atuação e mídias, com compreensão, autonomia, fluência e criticidade, de modo a se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos, e continuar aprendendo.

4. Compreender o fenômeno da variação linguística, demonstrando atitude respeitosa diante de variedades linguísticas e rejeitando preconceitos linguísticos.

5. Empregar, nas interações sociais, a variedade e o estilo de linguagem adequados à situação comunicativa, ao(s) interlocutor(es) e ao gênero do discurso/gênero textual.

6. Analisar informações, argumentos e opiniões manifestados em interações sociais e nos meios de comunicação, posicionando-se ética e criticamente em relação a conteúdos discriminatórios que ferem direitos humanos e ambientais.

7. Reconhecer o texto como lugar de manifestação e negociação de sentidos, valores e ideologias.

8. Selecionar textos e livros para leitura integral, de acordo com objetivos, interesses e projetos pessoais (estudo, formação pessoal, entretenimento, pesquisa, trabalho etc.).

9. Envolver-se em práticas de leitura literária que possibilitem o desenvolvimento do senso estético para fruição, valorizando a literatura e outras manifestações artístico-culturais como formas de acesso às dimensões lúdicas, de imaginário e encantamento, reconhecendo o potencial transformador e humanizador da experiência com a literatura.

10. Mobilizar práticas da cultura digital, diferentes linguagens, mídias e ferramentas digitais para expandir as formas de produzir sentidos (nos processos de compreensão e produção), aprender e refletir sobre o mundo e realizar diferentes projetos autorais.

Para a sorte de qualquer planejamento de aula as competências especificas de todos os componentes dialogam facilmente com as competências gerais. 
Outra coisa que podemos perceber nessas competências específicas é que embora a alfabetização, ou a Língua Portuguesa em geral, esteja ligada primordialmente à leitura e escrita, hoje em dia ela não deixa de lado as mídias e as tecnologias, que estão presentes no cotidiano de todos os alunos, e são cada vez mais importantes na vida em sociedade.

Quanto ao ensino, você perceberão que a Língua Portuguesa, ao contrário dos outros componentes curriculares, não organiza o conteúdo dividindo em unidades temáticas, e sim por práticas de linguagem, encontradas em quatro campos:

Campo da vida cotidiana - relativo à participação em situações de leitura e atividades vivenciadas cotidianamente por no espaço doméstico e familiar, escolar, cultural e profissional. Alguns gêneros textuais deste campo: agendas, listas, bilhetes, recados, avisos, convites, cartas, cardápios, diários, receitas, regras de jogos e brincadeiras. 

Campo artístico literário - relativo à participação em situações de leitura e produção de textos literários e artísticos, representativos da diversidade cultural e linguística como lendas, mitos, fábulas, contos, crônicas, canção, poemas, cordéis, quadrinhos, tirinhas, entre outros.

Campo das práticas de estudo e pesquisa - relativo à participação em situações de leitura/escrita de textos expositivos e argumentativos, a linguagem e as práticas relacionadas ao estudo, à pesquisa e à divulgação científica, favorecendo a aprendizagem dentro e fora da escola como relatos de experimentos, gráficos, tabelas, entrevistas, verbetes de enciclopédia, entre outros.

Campo da vida pública - relativo à participação em situações de leitura e escrita de textos das esferas jornalística, publicitária, política, jurídica contemplando temas que impactam a cidadania e o exercício de direitos como notícias, reportagens, cartas do leitor (revista infantil), textos de campanhas de conscientização, Estatuto da Criança e do Adolescente, abaixo-assinados, cartas de reclamação, regras e regulamentos.

Deixarei aqui um vídeo curtinho do curso da BNCC proposto pelo MEC, que explica resumidamente o que tentei explicar até o momento:




O que podemos concluir até o agora sobre o componente curricular de Língua Portuguesa, dentro da área de linguagens é que embora os dois primeiros anos sejam focados na alfabetização e unidocência interdisciplinar a aprendizagem esperada no Ensino Fundamental I vai muito além do que apenas saber ler e escrever. É uma verdadeira instrução participativa do mundo letrado, social e coletivo. 
E para que isso possa ocorrer com qualidade temos uma lista com diversas habilidades a serem desenvolvidas em cada ano escolar.
Essa listagem pode ser encontrada aqui na apresentação oficial da BNCC, ou você pode fazer como eu e montar a sua própria tabela com todas elas. É uma forma de encontrar o conteúdo mesmo offline quando preciso e também de estudar a proposta, para um concurso ou para o dia a dia na sala de aula!

Vou parar o assunto Língua Portuguesa por enquanto... 
Mas ainda tem muito mais BNCC por aqui.

Beijos, M.




🔑 Espero que tenha gostado do conteúdo.
Para escrever este texto consultei diversas fontes: Google, Wikipedia, Portal Mec, Portal do Planalto, Movimento pela Base e Biblioteca de apoio à implementação. A chave do sucesso é consultar outras fontes você também!