Olá gente de vocabulário extenso e aprendizado mais extenso ainda. Tudo bem?
Hoje trouxe um termo importante para a área da Educação, mas que infelizmente muita gente desconhece.
É a "Taxonomia de Bloom"! Mas calma, se você não sabe do que estou falando, vou explicar.
Primeiro é importante saber que taxonomia é a ciência da classificação.
Agora vou contar a vocês que um pedagogo e psicólogo chamado Benjamin Samuel Bloom, juntamente com outros profissionais da área, fizeram uma grande contribuição organizando e classificando os objetivos educacionais na década de 50.
A estrutura de organização hierárquica dos objetivos educacionais criada por Bloom leva em conta 3 aspectos da aprendizagem: cognitivo, afetivo e psicomotor.
O aspecto cognitivo abrangendo o conhecimento e o desenvolvimento de habilidades intelectuais; o afetivo, tratando da forma como se lida com os problemas emocionais como: sentimentos, valores, entusiasmo, motivação e atitudes; e o psicomotor, que trata das habilidades motoras nas questões de velocidade, precisão, técnicas de execução, entre outras.
Há uma hierarquia na Taxonomia de Bloom, onde cada nível é mais complexo e mais específico que o anterior. Essa classificação foi revisada com o passar dos anos, melhorada e adaptada às necessidades atuais, abaixo está a tabela mais recente:
A hierarquia dessa classificação pode auxiliar os professores na hora de planejar a sua prática pedagógica pois esta listagem das habilidades estabelece as atividades educacionais bem como os critérios avaliativos.
A ideia principal é que após uma atividade os alunos adquiriram novas habilidades e conhecimentos alcançando assim os objetivos propostos durante todo o processo de ensino e aprendizagem. Além de permitir que o professor identifique o nível de cada aluno!
Aqui neste link tem um ótimo texto explicativo sobre o assunto, caso queiram saber mais.
Pode ser muito útil no momento de preparar aquele planejamento de aula!
Espero que tenham curtido.
Beijos, M.