Oi gente estudiosa, que passeia pela internet em busca de informação! Tudo bem por ai?
Aqui, claro, está a maior correria, como sempre. Vida de professora na pandemia não é fácil!
Mas aproveitamos os momentos em casa para estudar, e o assunto de hoje são os Indicadores de Qualidade da Educação Infantil.
O assunto Educação Infantil foi trabalhado aqui no blog lá no mês de julho, e pode ser acessado na respectiva tag da lista de temas abordados.
A criação deste documento do MEC serve para responder algumas questões: Como deve ser uma Educação Infantil de qualidade? Como avaliar as instituições? Como as equipes pedagógicas e a comunidade em si podem ajudar a melhorar a qualidade da Educação Infantil oferecida às nossas crianças?
O documento publicado em 2009, pelo Ministério da Educação em parceria com a Secretaria de Educação Básica, a Unicef, e colaboração de vários pesquisadores. Trata-se de um instrumento de autoavaliação da qualidade das instituições de ensino, para que toda a comunidade avalie a sua realidade, identifique os problemas e planeje os planos de ação.
Se você está estudando para concurso é importante saber qual "Indicador" está sendo pedido no edital, pois a coleção possui outros livros além da Educação Infantil, como o Ensino Fundamental, o Ensino Médio, e as Relações Raciais na Escola. Além disso, podemos encontrar indicadores regionais dentro da mesma modalidade de ensino, como é o caso dos Indicadores de Qualidade da Educação Infantil Paulistana, que possuem dimensões diferentes a serem trabalhadas.
Este documento, entregue nas escolas, leva em consideração cinco aspectos muito importantes:
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