Olá gente animada e emponderada nesta tarefa árdua que é pedagogiar!
Final de maio tá aí (Sim, já!), e com ele chega a "Semana do Brincar" nas escolas de Educação Infantil, um evento mundial, mas que nem todas as cidades aderem. Aqui na Baixada Santista, onde moro e trabalho, a adesão é maciça, portanto é uma semana de bastante planejamento e trabalho. Mas vale a pena! Segue uma explicação rápida para quem desconhece o assunto:
"A Semana Mundial do Brincar é uma campanha para a sensibilização da sociedade sobre a importância do brincar na infância. Todos os anos, acontece em torno da data de 28 de maio, consolidada em 1998 como o Dia Internacional do Brincar.
Durante a Semana Mundial do Brincar, a proposta é que qualquer pessoa, coletivo ou organização possa criar e colocar em prática – com autonomia e de acordo com seus interesses, recursos e tipos de públicos – atividades em prol do brincar que envolvam crianças, familiares e educadores. Isso pode acontecer em espaços como praças e parques públicos, escolas municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental, centros culturais e teatros municipais, universidades públicas, dentre outros.
Muito mais que um evento pontual, a Semana Mundial do Brincar também serve para engajar o poder público e a sociedade na discussão sobre formas de colocar em prática o direito ao brincar. Por conta disso, tem se tornado uma política pública em diversos municípios brasileiros. Uma das primeiras cidades brasileiras a adotar a lei da Semana Municipal do Brincar em seu calendário foi Ubatuba-SP, no ano de 2010. Atualmente, essa lei existe em mais de 30 cidades em 8 estados brasileiros.
Em 2021, para ampliar mobilizações e fortalecer a realização da Semana Municipal do Brincar com o envolvimento de toda a comunidade e de gestores públicos, foi feita a parceria entre Movimento Unidos pelo Brincar e Aliança pela Infância."
Texto do site Semana do Brincar.org
Nas escolas da rede pública onde trabalho estamos planejando uma semana agitada, animada e feliz! E por aí, como será na sua escola?
Dicas sobre o que fazer nesta semana? Temos!
Gincana
Um clássico para eventos escolares que faz sucesso em qualquer faixa etária. Além de estimular o espírito de equipe e liderança, também é muito divertido! Corridas como a do saco, do ovo na colher, com o pé amarrado e carrinho de mão, brincadeiras de sentar no balão, ou proteger o seu enquanto tenta estourar o dos outros, de trazer prendas ou pessoas (encontrar a pessoa mais alta, com batom vermelho, com roupa colorida, trazer uma caneta vermelha, um pente, etc...) são baratas e fáceis de executar! Na dúvida do que fazer, vá de gincana!
Circuito
Se gostar da brincadeira com um estilo mais esportivo, o circuito é uma boa pedida! Passar por baixo da corda ou saltar por cima, pular pneus ou bambolês, dar cambalhotas em colchão, corrida de obstáculos com zig-zag, andar por cima do banco para testar o equilíbrio, tudo isso dá pra fazer em grupos ou individualmente, e claro, quem chegar na reta final em menos tempo ganha o circuito. É diversão garantida!
Brincadeiras de quintal
Com saudades daquele tempo que não volta nunca mais? Aí que você se engana: Volta sim! As brincadeiras retrôs retornaram dos anos 80 para o ambiente escolar (e eu acredito que nunca foram embora! Rs) para deixar aquele gostinho bom de infância brincando na rua. Com poucos alunos dá pra focar nas clássicas: Amarelinha, caracol, pular elástico, cinco marias com pedrinhas ou saquinhos e até pular corda com o homem que bateu na sua porta (E você não abriu! Porque é perigoso!)
Agora se a classe é numerosa... Jogue-se na alegria! Tem esconde-esconde, pega-pega, mãe da rua, rouba bandeira, corre cutia, cabra cega, e dá até para improvisar um gato-mia vendando os olhos! Aposto que você ficou morrendo de vontade de brincar também!
Jogos de tabuleiro
Se na sua escola não dá pra fazer as opções acima e você precisa se contentar com o espaço da sala de aula, pode ser legal investir em jogos cooperativos ou de tabuleiros. Dama, Ludo, Uno (que é sempre incrível), jogos da memória (que dá pra customizar em sala), quebra-cabeças variados, e também aqueles clássicos industriais, se você tiver à mão: Cara a cara, Pula Macaco, Pinote, Cai não cai, etc...
Nada disso dá pra fazer? Calma, sempre tem algumas cartas na manga!
Dança das cadeiras, siga o mestre, coreografias infantis diferentes, pintura facial improvisada, competição de charadas, e o que mais a sua imaginação mandar. O importante é brincar, afinal, esse é um direito das nossas crianças, garantido pela BNCC!
Beijos, M.